Um grupo de alunos ocupou no final da tarde desta quarta-feira, 25/5, o Instituto Estadual de Educação Maurício Cardoso. De acordo com os estudantes, eles devem permanecer no educandário até a segunda-feira (30). A ação é em apoio ao magistério, que paralisou suas atividades desde a semana passada.
João Gabriel Nunes Cunha, presidente do Grêmio Estudantil da Escola Maurício Cardoso, afirma que inicialmente enfrentaram resistência da direção. “Foi chamado desnecessariamente a Brigada Militar e Conselho Tutelar, porém conseguimos entrar e vamos permanecer aqui até o inicio da próxima semana. É importante ressaltar que não houve violência e que nossos pais sabem que estamos aqui”,salientou.
O estudante Artur Teixeira de Assunção, que cursa o 3º ano do Ensino Médio, diz que foi uma iniciativa dos alunos. “Nos reunimos e tomamos esta decisão para mostrar o nosso apoio ao magistério. Também estamos reivindicando em prol das demais escolas da região, que enfrentam problemas de infraestrutura, falta de professores, entre outras deficiências”, argumentou. Ida Walendorff, presidente do 28º Núcleo do CPERS, acompanhou o ato e ressalta que os alunos estão no direito deles. “Como Sindicato estamos aqui prestando o nosso apoio e ajudando no que for preciso. Parabenizamos esta iniciativa inédita e ficamos felizes em receber este apoio dos estudantes, que percebem como o magistério vem sofrendo”, ponderou.
A diretora do IEE Maurício Cardoso, Vera Grotto, declara não concordar com esta atitude. “É uma posição errada, pois os direitos dos professores devem ser reivindicados lá fora. Como vamos fazer feriadão, só reabriremos a escola somente na segunda-feira. Ressalto àqueles que estão aqui dentro, serão responsáveis pelo patrimônio, e qualquer dano terão que arcar, juntamente como seus pais”, alertou.
Alguns professores e pais também estiveram acompanhando o ato e vão prestar apoio ao grupo de manifestantes.
Grupo de estudantes ocupa IEE Maurício Cardoso em Soledade
