Congresso Nacional de Milho e Sorgo voltará a ocorrer no Estado depois de 24 anos
“Milho e sorgo: inovações, mercados e segurança alimentar” é o tema do 31º Congresso Nacional de Milho e Sorgo, a ser realizado em Bento Gonçalves de 25 a 29 de setembro. O evento foi lançado na manhã desta segunda-feira (16) no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini. Após 24 anos, o Rio Grande do Sul vai sediar o encontro que dará ênfase às discussões sobre os impactos das novas tecnologias geradas pelas instituições de pesquisa pública e privada e seus desdobramentos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão nas culturas de milho e sorgo no Brasil.
Nesta edição, o evento terá dois workshops – um sobre o manejo integrado da lagarta-do-cartucho e o segundo sobre o percevejo-barriga-verde em milho – além de duas reuniões técnicas sobre os cereais em questão. O objetivo do congresso é reunir pesquisadores, produtores, extensionistas, técnicos e dirigentes de indústrias de insumos e de máquinas e equipamentos agrícolas, de cooperativas, além de professores e estudantes, para analisar os avanços das tecnologias responsáveis pelo desenvolvimento das culturas de milho e sorgo.
A promoção do congresso é da Associação Brasileira de Milho e Sorgo (ABMS), com realização da Embrapa, Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Emater/RS-Ascar e governo do Estado. As inscrições de trabalhos encerram no próximo dia 30 e podem ser feitas no http://www.abms.org.br/.
O secretário da Agricultura, Ernani Polo; o presidente do Congresso, Zeferino Genésio Chielle; e o governo Sartori destacaram a importãncia do evento.
A reportagem é de Eduardo Leães, da Rádio Agert.
Ouça no player acima.