Secretaria de Saúde confirma 1º caso de morte por dengue em 2016 no RS
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou na tarde desta sexta-feira (6) o primeiro caso de morte por dengue em 2016 no Rio Grande do Sul: de uma mulher, moradora de Faxinalzinho, no Norte do estado. Ela teria contraído a doença em Chapecó, em Santa Catarina, o único lugar para onde ela viajou nos últimos 15 dias antes de falecer. A morte dela ocorreu no dia 23 de abril.
A Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) informou que não há mosquito transmissor em Faxinalizinho e, por isso, o caso é contabilizado como importado. Ao todo, o Rio Grande do Sul tem 1.213 casos confirmados de dengue, conforme o último levantamento epidemiológico da SES, divulgado nesta sexta-feira (6). Do total, 243 são casos importados (contraídos fora do Estado) e 970 são autóctones (dentro do estado). Em 2015, foram confirmados 1.279 casos confirmados de dengue.
Desde a segunda quinzena de abril, foram confirmados 73 casos com início de sintomas da dengue. Enquanto que nas primeiras semanas de março esse número era entre 140 e 160 casos, o que demonstra queda nas notificações da doença.
Entretanto, o secretário João Gabbardo Reis destacou que a diminuição não deve ser vista como motivo para desmobilização. “Temos que continuar com as ações de prevenção, evitando locais com acúmulo de água onde o Aedes possa depositar seus ovos, para tentarmos chegar ao verão de 2017 em uma situação mais favorável”, afirmou.