Risco de entrada de planta exótica coloca em alerta produtores gaúchos
Identificada pela primeira vez em 2015 no Brasil, a planta daninha Amaranthus palmeri foi eliminada das lavouras do Mato Grosso. Nos Estados Unidos, onde a planta daninha está disseminada em várias áreas, os produtores relataram redução entre 20% e 80% na produtividade em soja, milho e algodão. O pesquisador da Embrapa Soja Dionísio Gazziero, que vem acompanhando a evolução do Amaranthus palmeri nos Estados Unidos e agora no Brasil, destaca em entrevista o surgimento desta planta Daninha no Brasil.
Quando questionado por nossa reportagem a respeito das condições climáticas que influenciam na reprodução do Amaranthus o pesquisador destaca.
Gazziero explica que o controle de A. palmeri pode ser feito por herbicidas, mas alerta que nos Estados Unidos já houve a constatação de resistência da planta daninha a diferentes princípios ativos (glifosato, herbicidas inibidores da ALS, do fotossistema II e dos inibidores da HPPD e da tubulina). Ele recomenda os produtores que ,primeiramente, busquem assistência técnica para combater e eliminar a ameaça.
Ouça no player acima.