Deputado orienta que produtor deve cumprir prazo de inscrição no CAR que vence dia 05 de maio
A Comissão especial de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, aprovou, na última terça-feira 19 de abril a prorrogação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), até 31 de dezembro de 2017.
O prazo final para adesão ao CAR, com os benefícios previstos pelo Código Florestal de 2012, vai até o próximo dia 05 de maio. Considerando um avanço médio mensal de 2% a 3%, o Brasil encerraria o prazo com aproximadamente 74% da área cadastrada.
A proposta é do deputado federal, Luis Carlos Heinze (PP /RS) que apresentou duas emendas ao texto da medida provisória – MP – 707/15, propondo o adiamento do prazo até 2018 para inserção dos dados no CAR. A apresentação da emenda busca abreviar a tramitação, já que um projeto de lei demandaria mais tempo.
O deputado recomenda que os produtores façam o cadastramento, caso tenham condições, até o dia 05 de maio de 2016, pois, seguramente os financiamentos para a cultura de verão já passaram a ter exigência do CAR por parte dos bancos.
Segundo Heinze, a proposta poderá ser analisada pelo plenário da Câmara na próxima terça-feira (26). Caso a aprovação também aconteça na Casa, a emenda seguira para o Senado Federal. Posteriormente, a proposta será encaminhada para sansão da presidente, que tem 30 dias para análise, afirma o deputado Luis Carlos Heinze.
Ouça no player acima.