Assinado convênio que prevê investir de R$ 2 milhões para produção de plantas medicinais na região
Na manhã da última sexta-feira, 1º de abril, no gabinete do prefeito Derly Helder, foi assinado um termo de cooperação técnico científica visando produção de plantas medicinais em Espumoso. O convênio foi assinado entre o município, Emater,UPF, Cotriel, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Sindicato Rural. Um pavilhão construído há mais de seis anos na localidade da Campina Redonda, para esta finalidade ainda não foi utilizado e a intenção é retomar este processo, fazendo que haja o desenvolvimento e inovação tecnológica, visando produção de plantas medicinais, produtos fitoterápicos, condimentos, óleos essenciais e aromatizantes. A gestão é da Universidade de Passo Fundo e do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
A Emater foi representada pelo seu presidente, Clair Kuhn, que disse ser esta mais uma fonte de diversificação da propriedade e uma forma de desenvolver Espumoso em nível de região.
Para o prefeito de Espumoso, Derly Helder, caso seja concretizado, o projeto das plantas medicinais precisará mudar a implementação de apenas cultiras de soja e trigo nas propriedades de Espumoso e região.
O vice-prefeito de Espumoso, Roberto Iopp destaca os próximos passos da implantação do centro de plantas medicinais, o qual tende a beneficiar 50 produtores de Espumoso, Alto Alegre, Campos Borges, Salto do Jacuí e Jacuizinho.
Por fim, o chefe do escritório da Emater de Espumoso, Lauro Colle, espera que o trabalho seja retomado o mais breve possível, devido ao pavilhão de 240 metros quadrados, estar localizado em frente à escola técnica da Campina Redonda, o que torna mais fácil a agilização do processo.
A reportagem é de Nereu de Oliveira.
Ouça no player acima.