Programa Exporta-RS vai consolidar empresas gaúchas no mercado internacional
O governo do Estado lançou nesta quinta-feira (24) , o programa Exporta-RS que vai auxiliar e facilitar a participação das micro, pequenas e médias empresas nos mercados internacionais. A solenidade aconteceu no Salão Alberto Pasqualini, no Palácio Piratini, contou com a participação de secretários de Estado e representantes de órgãos e entidades ligadas ao setor.
O programa, uma iniciativa da Secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e SDECT, realiza estudos personalizados de mercados potenciais, mapeamento de possíveis compradores, articulação para oferta de cursos de qualificação em comércio internacional e auxílio em questões pertinentes à exportação, dentre outros serviços.
O programa oferece atendimento, presencial e virtual, personalizado, com identificação de oportunidades de exportação e difusão de informações relevantes sobre o comércio exterior. Além do atendimento, há o acompanhamento posterior para avaliar novas necessidades e a efetividade do auxílio prestado. O estado passou de US$ 5,7 bilhões em 2000 para US$ 17,5 bilhões em exportações em 2015. Em comparação com a participação no Brasil, passou de 1.155 produtos (2000) para 1.334 (2015), e o número de países, de 152 para 182. Nos últimos 10 anos o Rio Grande do Sul aumentou a exportação com itens como soja, carne de frango, tabaco, produto de soja como farelo e óleo e automóveis
Além de seus serviços, o Exporta-RS busca articular ações com o Sebrae-RS, Câmaras de Comércio e Indústria, Coredes, Correios, Farsul, Fecomércio-RS, Federasul, Fiergs, APLs, Fórum Estadual de Secretários e Dirigentes Municipais de Desenvolvimento Econômico, Fórum Permanente da Micro e Pequena Empresa, Projeto de Extensão Industrial Exportadora (PEIEX), dentre outras entidades.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Fábio Branco, destacou que o programa quer incentivar as exportações das pequenas e médias empresas. Já o presidente da FEE, Igor Morais, falou do papel da entidade no apoio ao Exporta-RS.
A reportagem é de Eduardo Leães, da Rádio Agert.
Ouça no player acima