Na última semana, ao ser abordado por nossa reportagem, o presidente da Coprel, Jânio Stefanello conversou sobre vários assuntos. Com seis usinas de geração de Energia, uma das primeiras a surgir na região é a do Cotovelo do Jacuí, situada no Rio Jacuí em Victor Graeff, que gera 3,34 MW, beneficiando cerca de 7 mil famílias. Ele espera que as PCHs, pequenas centrais hidrelétricas possam sair do papel no RS, o que será possível, segundo ele, com a busca de uma burocracia menor na Fepam, conforme comenta o presidente da Coprel.
Para dar andamento a esta atividade e aos programas sociais, que devem ser desvinculados da distribuição de energia conforme regulamentação da ANEEL, em 2006 foi criada a Coprel Cooperativa de Geração de Energia e Desenvolvimento. A separação das áreas tem gerado sobras que estão sendo utilizadas para investimentos na cooperativa.
Sobre o investimento em fibra óptica, através da empresa coligada Triway, o presidente da Coprel encerra destacando o crescimento desta área. Ele pede mais financiamento de agentes como o BNDES.
Ouça o que disse o presidente da Coprel no player acima.