Pneus de depósito irregular em Ernestina começam a ser removidos
Com a determinação judicial ordenando a execução da sentença existente desde 2012, iniciou ontem (16) a intervenção na propriedade particular que abriga irregularmente mais de 30 mil pneus na localidade de Esquina Penz, interior de Ernestina. Os trabalhos de remoção iniciaram nesta manhã e seguem ao longo de hoje e dos próximos dias.
O Executivo de Ernestina determinou prioridade para a remoção dos cerca de 30 mil pneus da propriedade particular que os abriga irregularmente no interior do município. As secretarias de Obras, Agricultura e Serviços Urbanos estão com todos os funcionários orientados a trabalhar na remoção dos pneus. Em turno único desde o começo de janeiro deste ano para contenção de gastos, o Executivo de Ernestina determinou a partir desta quarta-feira (17) a retomada do horário de expediente em dois turnos na Prefeitura Municipal, até que a situação do depósito seja resolvida. O Centro Administrativo Municipal passa a atender das 08h às 11h30min e das 13h30min às 17h30min, a fim de intensificar os trabalhos na remoção dos pneus do local.
A Prefeitura de Ernestina contratou a empresa Reciclanip, de São Paulo, para o transporte e correta destinação dos pneus. A empresa trabalha com iniciativas sustentáveis de reciclagem de materiais. Para contribuir com a resolução do problema, o município prontificou-se a auxiliar com funcionários da Prefeitura no carregamento dos pneus nas carretas da empresa contratada.
Neste momento, o município busca o apoio de voluntários para a remoção dos pneus. Interessados podem entrar em contato com a Prefeitura de Ernestina no (54) 3378-1105. A ação no local é conjunta entre a Prefeitura de Ernestina, Defesa Civil e 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar.