Rio Grande do Sul é o último colocado na realização do Cadastro Ambiental Rural
Registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais, o Cadastro Ambiental Rural – CAR que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente – APP, das áreas de Reserva Legal – RL, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.
O CAR foi criado em 2012 e regulamentado em maio de 2014 pelo Ministério do Meio Ambiente. As inscrições devem ser feitas até 05 de maio de 2016 e a principal implicação dos produtores que não fizerem o CAR é restrição de acesso à financiamentos. Segundo o último levantamento do Serviço Florestal Brasileiro e a Secretaria Estadual do Ambiente e Desenvolvimento, apenas 3% das 480 mil propriedades cadastradas já se adequaram ao exigido no Código Florestal.
O Cadastro é uma base de dados estratégica para a gestão ambiental do país e contribui para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para o planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.
A bióloga Vanise Sebben ressalta que os produtores não podem mais adiar a confecção do Cadastro, pois todos devem fazê-lo.
Ouça no player acima.