Dormir demais pode ocasionar morte precoce, diz estudo
Pesquisadores listaram outro novo comportamento de risco: passar muitas horas sentado
Cientistas da Universidade de Sydney, na Austrália, listaram novos comportamentos que podem acelerar a morte. Se antes beber álcool demais ou fumar eram fatores de risco, acrescente a essa lista passar mais de sete horas sentado ou dormir mais de nove horas. As informações são do Daily Mail .
Estudos anteriores identificaram fatores de risco importantes: consumo de álcool, dietas pouco saudáveis, sedentarismo e cigarros. Porém, ao combinar esses hábitos com os dois novos (horas excessivas de sono e ficar sentado por muito tempo), o resultado é uma bomba-relógio, segundo o relatório publicado no jornal PLOS Medicine.
Hábitos pouco saudáveis causam um terço das mortes, de acordo com os especialistas. Eles também descobriram que participantes que passavam muito tempo sentados e dormiam muito tinham as mesmas chances de morrer precocemente do que fumantes que ingeriam uma grande quantidade de álcool.
O estudo australiano ressalta que ir à academia não anula os danos de passar o dia inteiro sentado no escritório. A chave é manter um estilo de vida saudável.