Turra defende produtos agrícolas com maior valor agregado

O ex-ministro da Agricultura Francisco Turra abriu o painel Novos Mercados – Brasil Eficiente e Competitivo da 6ª edição do Fórum dos Grandes Debates da Assembleia Legislativa na tarde desta segunda-feira (26) no auditório Dante Barone. O presidente-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) defendeu a agregação de valor aos produtos agropecuários para aumentar a presença brasileira no mercado externo. “Os outros países processam as commodities que exportamos e vendem no mercado internacional, ganhando muito mais. Precisamos reverter isso”, conclamou.
Turra traçou um panorama da situação do agronegócio no Brasil da década de 1960 até 2015, ressaltando que o setor obteve grandes avanços. Citou a produção de grãos, que passou de 17 milhões de toneladas em 1960 para 200 milhões de toneladas neste ano e da carne bovina, que saltou de 1,3 milhão de toneladas para 9,8 milhões de toneladas no mesmo período. O setor não cresceu mais, segundo ele, por conta de acordos comerciais ideológicos.
Ele afirmou, ainda, que as perspectivas são positivas para a exportação. Com base em levantamento da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), o ex-ministro revelou que, até 2022, a demanda mundial por cereais deverá crescer 15%, por oleaginosas 20%, por carne suína 13%, por carne de aves 19% e por carne bovina 14%.
A reportagem é de Eduardo Leães, da Rádio Agert.
Ouça no player acima.