Defesa Civil alerta para mais chuva no RS
Após uma pequena sequência com dias de sol, a chuva volta a predominar no Estado ao longo desta terça-feira. Chove desde cedo em pontos do Oeste e do Sul, enquanto nas demais áreas do Estado o sol vai aparecer com nuvens e vento do quadrante seco e quente, moderado e até forte em algumas cidades, que provocará elevação acentuada da temperatura com calor. No decorrer do dia a instabilidade do Sul e do Oeste avança pelo território gaúcho e a MetSul Meteorologia alerta para o alto risco de temporais isolados de chuva forte, vento e granizo, possivelmente intensos e com risco de danos de forma localizada. Ainda assim, serão menos intensos que o de quarta-feira passada. Apesar da chuva deve seguir abafado na Metade Norte – Santa Rosa poderá registrar até 34°C. Em Porto Alegre, as temperaturas variam entre 17°C e 33°C, em um dia que até terá sol, mas sem descartar chance de chuva a raios.
Algumas das famílias atingidas pelo temporal da semana passada no Rio Grande do Sul estão voltando para casa nesta segunda-feira (19). No entanto, a Defesa Civil reforçou o alerta para a possibilidade de novas tempestades nesta terça (20).
Pode haver chuva intensa acompanhada de granizo e ventos fortes, que podem causar estragos. No boletim divulgado no fim da tarde desta segunda (19), o órgão ressaltou que segue com equipes de apoio espalhadas pelo estado para prestar auxilio às comunidades atingidas.
Conforme aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), existe o risco de alagamentos, queda de granizo e de galhos de árvores e descargas elétricas nos próximos dias. As regiões com maior possibilidade de serem atingidas são: Sudoeste, Sudeste, Metropolitana, Centro Oriental e Ocidental do Rio Grande do Sul. A Defesa Civil lembra que a entrega de ajuda humanitária continua sendo realizada, tanto pelas equipes de trabalho como da população. Donativos como alimentos, água, materiais de higiene e de limpeza, colchões e cobertores, podem ser entregues na Central de Doações, em Porto Alegre, ou nas Coordenadorias Regionais e Municipais de Defesa Civil.