Sábado, 07 de Dezembro de 2024
Telefone: (54) 3383 3400
Whatsapp: (54) 9 9999-7374
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Chuva
21°
16°
20°C
Espumoso/RS
Chuva
No ar: Manhã Líder
Ao Vivo: Manhã Líder
Bom Dia Líder

Campo e lavoura: CCGL sediou Painel Desafios da Triticultura Gaúcha

Campo e lavoura: CCGL sediou Painel Desafios da Triticultura Gaúcha
05.10.2015 06h25  /  Postado por: upside

Na manhã do último sábado, 03 de outubro, durante a programação da 12ª Fenatrigo, aconteceu no auditório da Cooperativa Central Gaúcha de Laticínios – CCGL, mais um fórum de discussão sobre a cadeia do trigo. Com a presença de autoridades, produtores e lideranças do setor, o intuito das discussões foi voltado à valorizar o trigo e, principalmente, buscar alternativas à esta cultura, que a cada ano que passa enfrenta desafios maiores. Este ano foi a geada, que diminuirá, segundo a Emater, a produtividade para 40 sacas por hectare. No ano passado, foi o excesso de chuvas. E o produtor, à medida que os prejuízos se avolumam, tem se desestimulado a produzir trigo. Para o vice-presidente da CCGL, Darci Hartmann, a área destinada ao cereal ainda é pequena, diante do potencial que as culturas de inverno tem a crescer no Rio Grande do Sul.
Para Hartmann, a questão da logística precisa ser repensada, ao mesmo tempo que somente tornando o trigo gaúcho competitivo é que o produtor poderá remunerar-se como acontece com a cultura da soja.
Presente ao Painel sobre a triticultura organizado pela CCGL, o secretário estadual de agricultura, Ernani Polo, ao ser indagado por nossa reportagem sobre as  medidas que o governo do Rio Grande do Sul pode tomar, disse que a questão tributária é a principal.
Ouça no player acima o que disse o secretário da agricultura.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO