Estado lança projeto para simplificar abertura de empresas

O governador José Ivo Sartori e o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, assinaram, nesta segunda-feira (28), no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini, protocolo de intenções entre Estado, prefeitura de Porto Alegre e Instituto Empreender Endeavor – Brasil, Sebrae-RS, Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP) e Movimento Brasil Competitivo (MBC). Trata-se do Projeto Simplificar que promove uma reformulação do processo de abertura de novas empresas em Porto Alegre.
O Projeto Simplificar tem como objetivo racionalizar custos de gestão e de prestação de serviços públicos qualificados para aumentar a eficiência e agilidade. Conforme relatório divulgado pela Endeavor em 2014, Porto Alegre ficou em último lugar entre 14 capitais pesquisadas, com um prazo de 243 dias para a abertura de uma empresa. A média nacional é de 68 dias, enquanto que a primeira colocada, Goiânia, tem um prazo de 32 dias.
Dados da Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul indicam que de janeiro a agosto de 2015 foram constituídas 79.120 novas empresas no Rio Grande do Sul, das quais 8.919 como empreendedor, 10.095 limitadas, 43 sociedades, 24 cooperativas, 57.880 de micro empreendedor individual (MEI), 2.136 na categoria de Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) e 23 em outra categoria.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Fábio Branco, e o governador José Ivo Sartori, falaram da iniciativa.
A reportagem é de Eduardo Leães, da Rádio AGERT.
Ouça no player acima.