Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025
Telefone: (54) 3383 3400
Whatsapp: (54) 9 9999-7374
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
32°
17°
18°C
Espumoso/RS
Tempo nublado
Ao Vivo:
Bom Dia Líder

Campo e lavoura: PIB gaúcho cai 0,6% no 2º trimestre. Agropecuária evitou queda maior

Campo e lavoura: PIB gaúcho cai 0,6% no  2º trimestre. Agropecuária evitou queda maior
10.09.2015 06h32  /  Postado por: upside

O produto interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul apresentou uma taxa negativa de 0,6% no segundo trimestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2014. O anúncio do índice foi feito nesta quarta-feira (09/09) pela Fundação de Economia e Estatística (FEE). De acordo com o levantamento da FEE é o quinto trimestre consecutivo em que a economia do estado gaúcho apresenta crescimento negativo. De acordo com avaliação dos economistas o desempenho de crescimento da agropecuária gaúcha de 15,6% evitou uma queda bem maior do PIB gaúcho no 2º trimestre. O destaque do agronegócio ficou, mais uma vez, para a soja, cuja colheita concentrada nos meses de abril, maio e junho, impulsionaram a produção em 20,4% na comparação com o mesmo período do ano passado.
O setor da indústria de transformação do Rio Grande do Sul apresentou desempenho negativo de 9% no 2º trimestre de 2015. De acordo com o acompanhamento da FEE, os destaques negativos ficaram para a produção de veículos com queda de 28,4% e de máquinas e equipamentos com recuo em 25%.
Os economistas da FEE evitam ao máximo o comprometimento de se fazer previsões do desempenho da economia gaúcha para os próximos meses. Todavia, a estimativa é de que o PIB dos dois últimos trimestres de 2015, sejam um pouco mais positivo na comparação com o PIB brasileiro em razão da forte influência da agropecuária no estado em todo o ano.
As taxas acumuladas do PIB do Rio Grande do Sul tanto no semestre quanto nos 12 últimos meses são semelhantes com queda de 0,9%. O desempenho do PIB gaúcho nos seis primeiros meses de 2015 é puxado para baixo pelos índices da indústria de -8,2%, da arrecadação de impostos em -4% e do comércio com redução de 7,3%. A agropecuária é o setor com maior desempenho positivo no semestre cuja alta é de 9,7%.
O repórter Edson de Souza, da Rede Gaúcha de Rádios do Interior conversa com o presidente da FEE, Igor Morais e o economista da fundação, Roberto Rocha.
Ouça no player acima.
 

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO