Política: Situação econômica se reflete na Expointer 2015 que registra queda de 37% no faturamento
A edição 2015 da Expointer, maior feira da agropecuária da América Latina, realizada no Parque Assis Brasil, na cidade de Esteio, chegou ao fim neste domingo (06/09). A feira deste ano atraiu a presença de mais de 500 mil pessoas em seus nove dias de funcionamento. Na entrevista coletiva para a divulgação dos números finais, teve a presença do governador José Ivo Sartori, do vice-governador José Paulo Cairoli, do secretário estadual da agricultura, Ernani Polo e de representantes e autoridades dos diversos setores do agronegócio gaúcho.
O faturamento da 38ª edição da Expointer foi de R$ 1,708 bilhão, valor que representa uma queda de 37,4% em relação à edição do ano passado. A crise econômica no país se reflete na forma de queda nas vendas da Expointer, assim como ocorreu neste ano na Expodireto, de Não-Me-Toque e na Agrishow, da cidade de Ribeirão Preto. Os setores que tiveram superação de vendas neste ano foram a agricultura familiar e os leilões de animais. O setor de máquinas e implementos agrícolas, como já se esperava, foi fortemente afetado pela crise e seu desempenho nas vendas foi reduzido.
A partir do ano que vem o Parque Assis Brasil, onde é realizada a Expointer terá a administração da Bolognesi empreendimentos LTDA. O governo gaúcho concedeu o uso por 25 anos com a contrapartida da empresa, do ramo imobiliário, de construir dique de contenção, hotel, shopping center e centros de educação e tecnologia para o agronegócio.
A reportagem é de Edson de Souza, da Rede Gaúcha de Rádios do Interior.
Ouça no player acima.