Política: Plano Plurianual do governo Sartori prevê R$ 309 bilhões em 4 áreas essenciais
No último dia 30 de junho o governo estadual entregou para votação na Assembleia Legislativa o Plano Plurianual (PPA). O documento organiza a política pública e apresenta os programas, ações e metas da administração estadual para o período entre 2016 a 2019. De acordo com o secretário do planejamento e desenvolvimento regional, Cristiano Tastch, o PPA da atual gestão tem uma inovação que foi mapear todo o estado em 9 regiões metropolitanas, de onde se coletaram situações pertinentes de cada região para formar quatro áreas de atuações.
O Plano Plurianual do governo Sartori conta com propostas de 85 programas de Estado a serem implementados e com suas metas atingidas até 2019. Tem programa que retoma a escola de turno integral, cuja meta é chegar a 400 unidades. O programa médico da família, com visitas ao domicílio do paciente, tem o objetivo de atender 65% da população do estado. No sistema prisional a proposta é gerar 1.566 vagas a presos provisórios, sem condenação criminal e no eixo de infraestrutura o PPA indica a construção de 956 kilômetros de acessos municipais. ”
O Plano Plurianual para o período 2016-2019 precisa ser votado até o dia 30 de setembro pela Assembleia Gaúcha. O orçamento global do PPA é de R$ 309 bilhões conforme a realidade fiscal prevista na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) recentemente aprovada no legislativo gaúcho.
Mais detalhes com o repórter Edson de Souza, da Rede Gaúcha de Rádios do Interior.
Ouça no player acima.