O complexo de hospitais da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre inaugurou nesta terça-feira (21/07) o mais moderno laboratório de análises clínicas do país. Por meio de uma parceria com a empresa Siemens, o laboratório conta com um sistema robótico informatizado no qual se obtém rapidez na entrega de exames de alta complexidade, permite a integração de várias áreas do laboratório e possibilita maior aproveitamento de materiais e mão de obra. O responsável técnico do laboratório central da Santa Casa, Dr. Carlos Voegeli fala sobre as características desta inovação tecnológica, inédita no Brasil, que chega ao Rio Grande do Sul.
A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre investiu R$ 10 milhões para montar o mais moderno laboratório de análises clínicas do país. Conforme informação de Júlio Aderne, diretor da divisão de diagnósticos da empresa Siemens, o retorno do investimento virá sob a forma de ganho de produtividade e na racionalização dos custos envolvidos nos processos.
A Santa Casa de Porto Alegre é referência em atendimento médico para todo o Rio Grande do Sul, na qual recebe diariamente um enorme contingente de pacientes de todas as regiões do estado. A partir da utilização do novo laboratório para análises de exames, a esperança é aumentar o percentual de atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), que hoje está em 60% do total laudos emitidos pela instituição. O responsável técnico do laboratório da Santa Casa, Dr. Carlos Voegeli, amplia a informação.
A reportagem completa no player acima com Edson de Souza, da Rede Gaúcha de Rádios do Interior.
Ouça no player acima.