Cotrijal realizou 9º Seminário de Líderes Mirins
A Cooperativa de Não-me-Toque – Cotrijal realizou durante toda esta quarta-feira (29), na sede da Associação dos Funcionários, a 9ª edição do Seminário de Líderes Mirins. Eleitos durante as reuniões de núcleo realizadas em janeiro e fevereiro deste ano, os 47 líderes que representam todas as localidades da área de ação da cooperativa tem entre 7 e 16 anos de idade. Durante o encontro eles participam de dinâmicas e práticas cooperativistas para entrosamento, socialização e obtenção de conhecimentos. A programação teve visita à Sede da Cotrijal, dinâmica com criação de peças de teatro, apresentação de peças teatrais e avaliação das atividades. É o 14º ano seguido que o programa acontece, sendo que nos últimos nove foram feitos estes encontros visando a integração dos jovens. Nossa reportagem acompanhou o evento e conversou com alguns líderes, professores e a diretoria da Cooperativa. A Líder Mirim, Michele Sartori, de Nova Trípoli/Colorado, disse o que significa ter este primeiro compromisso.
O Líder Mirim, João Guadagnin, de Posse São Miguel/Não-Me-Toque, diz que a principal lição que leva para a sua casa é de respeito a todos.
A professora Mariah Leão Brum, uma das coordenadoras do programa líderes mirins da Cotrijal, elogiou o empenho e dedicação das crianças envolvidas na iniciativa, dizendo que é uma semente para a criação de futuras lideranças.
A também professora Solange Fries, que acompanha há vários anos o programa líderes mirins, diz que ao longo do tempo o programa tem melhorado, sendo uma ferramenta para conhecer as diferentes realidades dos municípios atendidos pela Cotrijal.
Para o Vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, ao ser abordado por nossa reportagem pontuou que a principal meta do Programa Líderes Mirins é fazer que as crianças tomem gosto pelo cooperativismo.
Ouça o que disse o vice-presidente no player acima.