Empresas e cooperativas defendem articulação política para obtenção de recursos para investimentos
O segundo painel do Seminário Energia: A Qualidade que o Brasil Precisa,que ocorre nesta segunda-feira (6), no Teatro Dante Barone da AL, tratou da eletrificação rural na visão das empresas e cooperativas distribuidoras de energia. O evento da Comissão de Agricultura da AL debateu alternativas para ampliação e qualificação da rede elétrica para o meio rural.
O gerente de gestão de ativos da Rio Grande Energia (RGE), André Oliveira Dornelles, salientou que a empresa atende 264 municípios do Norte gaúcho e que 41% das redes da companhia são monofásicas.
O presidente da (Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do RS (Fecoergs) e da Coprel, Jânio Stefanello, destacou o desafio que representa pensar na renda dos produtores rurais através do fornecimento de energia elétrica de qualidade. Observou que atuam no Rio Grande do Sul 23 cooperativas de eletrificação e salientou a governança como sendo um dos segredos do sucesso das entidades (cooperativas), consideradas pelo ente nacional as melhores empresas do setor elétrico.
O repórter Tiago Trindade conversou com o presidente do sistema Ocergs/Sescoop, Vergílio Périus.
Ouça no player acima