Política: Relatório de corregedor da AL-RS, acusa deputado Basegio por omissão e improbidade
O corregedor da Comissão de Ética Parlamentar da Assembleia Legislativa, deputado Marlon Santos (PDT) apresentou relatório favorável para abertura de processo disciplinar contra o deputado Diógenes Basegio, do mesmo partido, pelos atos ilegais de omissão e improbidade. A sessão da Comissão de Ética ocorreu nesta terça-feira (30/06), no terceiro andar da Assembleia. Após três semanas de análise das acusações feitas pelo ex-chefe de gabinete do deputado pedetista, Marlon Santos fez a leitura de seu relatório, do qual destacamos o trecho sobre a quebra de decoro que resultou na indicação de representação contra Diógenes Basegio.
Após a leitura de seu relatório, o deputado Marlon Santos (PDT), corregedor da Comissão de Ética da Assembleia gaúcha explicou que as denúncias de extorsão e adulteração de veículos de serviço não entraram em seu relatório em razão do tempo regimental da Comissão de Ética e também da necessidade de ampla investigação. Para o corregedor a falta de decoro já está explícita nas acusações de omissão e improbidade
A subcomissão de Ética Parlamentar formada pelos deputados Ênio Bacci (PDT), relator; Jeferson Fernandes (PT), revisor e Sérgio Turra (PP) que será o vogal, vai analisar a defesa de Diógenes Basegio nas acusações de omissão e improbidade. O relatório da subcomissão está previsto para ser apresentado na última semana do mês de agosto.
A reportagem é de Edson de Souza, da Rede Gaúcha de Rádios do Interior.
Ouça no player acima.