Coprel recebe o menor reajuste entre as distribuidoras da região em 2015
No dia 23 de junho a ANEEL anunciou o reajuste tarifário anual de 2015, da Coprel Cooperativa de Energia. O reajuste médio ficou definido em 27,43%, a ser aplicado no consumo a partir do dia 30 de junho, e será pago pelos cooperantes somente nas faturas com vencimento em agosto.
O reajuste da Coprel em 2015 foi menor que o de todas as concessionárias da área de atuação da cooperativa. As concessionárias tiveram um reajuste extraordinário em março e mais o reajuste anual agora na metade do ano, e a média de aumento destas empresas ficou superior a 30%. Além disso, os cooperantes da Coprel totalizam 4 meses pagando menos pela energia elétrica, em razão da cooperativa não ter tido reajuste extraordinário.
Também entrará em vigor para a Coprel, o sistema de Bandeiras Tarifárias. É o Ministério de Minas e Energia que exige a aplicação das bandeiras tarifárias, que são um sinal econômico relativo à capacidade dos reservatórios de geração de energia hidroelétrica. As bandeiras podem ser de três cores que definem acréscimos na fatura de energia: com a bandeira verde, não há acréscimos, a bandeira amarela resulta em um acréscimo de R$2,50 para cada 100 kWh, e na bandeira vermelha, é cobrado um valor de R$5,50 para cada 100 kWh consumidos. As bandeiras tarifárias estão em vigor em todo o Brasil desde janeiro deste ano, exceto para as cooperativas permissionárias, como a Coprel. O sistema de bandeiras entrará em vigor para os cooperantes a partir de 1º de julho de 2015, sendo pago nas faturas com vencimento em agosto. A Coprel vai totalizar 7 meses sem cobrança das bandeiras tarifárias, um importante benefício aos cooperantes.
O presidente da Coprel Jânio Vital Stefanello, destaca os dados apresentados pela ANEEL na definição do reajuste da cooperativa.
A reportagem é de Marcela Schefler, da assessoria de comunicação da Coprel.
Ouça no player acima.