Campo e lavoura: Apresentado estudo inédito sobre a cadeia leiteira do RS
Uma radiografia completa da cadeia leiteira do Rio Grande do Sul foi apresentada nesta sexta-feira (29/05) em audiência pública promovida pela Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa durante a 38ª Expoleite, na cidade de Esteio. O estudo, realizado pelo Instituto Gaúcho do Leite (IGL) em parceria com Emater-RS, Fetag, Fetraf e Famurs mostra detalhes da produção de lácteos em todas as cidades do estado formando um grande banco de dados. O Estado possui 198 mil produtores de leite. Destes, apenas 85 mil, ou seja 42%, são fornecedores para as indústrias e cooperativas. Os outros 58% são de pequenos produtores que estão distribuídos em três categorias: produção para consumo próprio, produção para agroindústria particular e produção para o mercado informal// (Ardêmio1)
O estudo elaborado pelo Instituto Gaúcho do Leite apontou alguns dados relevantes sobre a cadeia leiteira do estado: o rebalho leiteiro gaúcho tem mais de 1 milhão e 400 mil animais; a produção anual de leite é de 4,6 bilhões de litros, a segunda maior do país e o mercado lácteo gaúcho é responsável por 9,13% do PIB do estado. Um dos desafios do setor do leite do Brasil é motivar o consumo interno. Em média, no país se consome menos leite que o indicado pela Organização Mundial da Saúde. Outro desafio é tornar o produto brasileiro mais competitivo no mercado internacional. A balança comercial de produtos lácteos no país apresenta déficit, na qual a importação é maior que exportação.
O dirtetor executivo do Intituto Gaúcho do Leite, Ardêmio Heineck e o deputado estadual do PSB, Heitor Schuck conversam com o repórter Edson de Souza, da Rede Gaúcha de Rádios do Interior.
Ouça no player acima.