Política: Encerra a 18ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios
Com leitura e aprovação da Carta da XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, feita pelo presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, as atividades do evento foram encerradas na manhã desta quinta-feira, 28 de maio. Desde segunda-feira, a Capital Federal foi palco do maior evento municipalista mundial, e pelo menos oito mil municipalistas e convidados estiveram na Marcha este ano, o que representa recorde de público. Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e demais gestores do poder local apresentaram suas reivindicações ao Poder Executivo, Judiciário de Legislativo. A carta apresenta as nove principais reivindicações municipalistas deste ano. Assinada por Ziulkoski, ela também comtempla: “os parlamentares assumiram o compromisso com a pauta legislativa dos Municípios composta por 17 iniciativas, em especial com o novo ISS, mecanismo de reajuste dos programas federais, o FPM anticíclico e a vedação de se criar despesas sem a clara fonte de recursos”. A rede Líder de rádios foi a única rede de emissoras que acompanhou desde o primeiro dia a Marcha dos Prefeitos de 2015, a qual acompanha há pelo menos 10 edições consecutivas. Ouvimos a avaliação de alguns políticos da região, como o prefeito de Ibirubá, Carlos Jandrey.
O chefe do executivo de Gramado Xavier, Airton Berté, disse que retorna da marcha com o intuito de trabalhar apenas com a realidade financeira do município, devido à principalmente o governo federal restrigir as verbas que deveriam ser destinados às cidades.
Para o presidente da Câmara de Vereadores de Ibirapuitã, Roberto Martins disse que apesar de ouvir lamentos de falta de recursos, os municípios ao se mobilizarem podem ganhar com isso.
O prefeito de Barros Cassal, Jarbas Caglieiro, disse que os municípios precisam ser respeitados.
O presidente da assembleia legislativa do RS, Edson Brum, pontuou como está a mobilização para restabelecer a filantropia da Emater e acerca da renegociação da dívida do Estado.
Luis Carlos Machado, chefe do executivo de Mormaço e presidente da associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí, disse que os presentes à marcha dos prefeitos saem com expectativa de mudanças.
Ouça no player acima o que disse o prefeito de Mormaço.