Na AL-RS, secretário da educação anuncia novo concurso e convocação de mais 258 professores
A Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, a partir de proposição do deputado Adão Villaverde (PT), promoveu uma audiênca pública nesta terça-feira (26/05) para ouvir do secretário estadual de educação, Vieira da Cunha, o motivo pelo qual o governo ainda não convocou todos os professores aprovados no útlimo concurso da categoria, realizado em outubro de 2013. Além da presença do secretário estadual, a audiência pública contou com a participação da presidente do Cpers/Sindicato, Helenir Aguiar Shurer, políticos da Comissão e autoridades da área da educação. Em sua intervenção a presidente do Cpers destacou que mais de 5 mil aprovados no último concurso ainda aguardam convocação, além da urgência da nomeação de funcionários de apoio das escolas como merendeiras e de manutenção. Ao fim da audiência o secretário estadual da educação Vieira da Cunha anunciou que solicitou autorização do governador Sartori para a convocação de 258 professores, aprovados no último concurso. Vieira da Cunha não soube informar até quando pretende nomear os professores a serem convocados
O secretário estadual Vieira da Cunha informou que vai preparar um novo concurso para o magistério afim de suprir a demanda de professores. Sobre a carência por servidores de apoio, o secretário disse que há um concurso, em vigor, para o preenchimento de mais de 1,3 mil vagas cuja data de homologação foi alterada para o dia 30 de junho.
De acordo com divulgação da secretaria estadual de educação, em 2015 o total de professores aposentados, exonerados e outros motivos chega a 1.730. O quadro atual do magistério tem cerca de 70 mil profissionais em atividade para dar conta de quase um milhão de alunos matriculados neste ano. De acordo com o Cpers o déficit de professores da rede estadual é de 10 mil.
A reportagem completa é de Edson de Souza, da Rede Gaúcha de Rádios do Interior.
Ouça no player acima.