Jornada Nacional de Literatura é cancelada
O que antes era apenas uma especulação acabou sendo confirmada nesta quarta-feira. O reitor da Universidade de Passo Fundo, José Carlos Carles de Souza anunciou, em entrevista coletiva, o cancelamento da 16ª edição da Jornada Nacional de Literatura, que aconteceria de 28 de setembro a 2 de outubro deste ano. Conforme o Reitor, uma consultoria já foi contratada visando a elaboração de um novo projeto de Jornada. \\\”Vamos remodelar o Projeto Jornadas de Literatura\\\”, afirmou o reitor. Conforme ele, UPF e Prefeitura ainda buscariam alternativas, porém, o cancelamento se deu depois do anúncio antecipado feito pela Cordenadora das Jornadas, Tânia Rosing, ao jornal O Estadão. A notícia, publicada na manhã desta quarta-feira, surpreendeu toda a comunidade de Passo Fundo afirmando o cancelamento do evento na cidade. . Após 34 anos, está será a primeira vez que o evento deixa de ser realizado.
Para viabilizar esse edição das Jornadas, a organização esperava arrecadar R$ 3,5 milhões em recursos financeiros. Segundo o reitor, desde a última edição em 2013 ações e contatos tem sido feitos com órgãos públicos e com o setor privado. Até agora, apenas 50% dos recursos necessários tinham sido sinalizados. Até agora nenhum valor foi repassado oficialmente para a organização. “Em razão dessa conjuntura econômica vários órgãos públicos negaram formalmente os patrocínios concedidos em outras edições. As empresas privadas parceiras do evento também justificaram a negativa de sua participação por conta do cenário de incertezas econômicas”, afirmou o reitor. Segundo ele, a programação da próxima edição das Jornadas – que deveria acontecer de 28 de setembro a 02 de outubro, já estava fechada e os escritores convidados.
O prefeito Luciano Azevedo, não se manifestou oficialmente sobre o cancelamento, mas o município garantiu o repasse de R$ 750 mil. Do governo do Estado, o governador José Ivo Sartori, já havia se posicionado sobre a falta de recursos. A possibilidade seria o patrocínio do Banrisul, que não chegou a responder o pedido.
Desde 2014 uma consultoria foi contratada para revisar o formato do movimento literário. O trabalho continua acontecendo e vai mexer com a estrutura do evento que deve voltar a acontecer em 2017. De acordo com o reitor, a próxima edição das Jornadas vai voltar diferente. “O formato das Jornadas vai sofrer alteração tanto no aspecto formal, quanto as pessoas que estão a frente desse propósito, para nós conseguirmos um novo modelo e para continuarmos entregando o mesmo resultado até então alcançado que é a formação de leitores”.