O Instituto Riograndense do Arroz (IRGA) é o anfitrião da XII Conferência Internacional do Arroz para América Latina e Caribe, que vai de 23 a 26 de fevereiro centro de eventos da PUC em Porto Alegre. O encontro é uma parceria da instituição gaúcha com outros diversos institutos de pesquisa do arroz da América latina cuja finalidade é compartilhar conhecimentos e experiências sobre a cultura do arroz. O teatro do centro de eventos da universidade gaúcha, com capacidade para 500 pessoas, estava lotado em sua cerimônia de abertura, com público formado por produtores rurais, pesquisadores e estudantes nacionais e estrangeiros.
A XII Conferência Internacional do Arroz que acontece em Porto Alegre também se propõe em discutir e buscar estratégias para o mercado externo. Para Guinter Frantz, presidente do IRGA, o desafio este ano para o produtor gaúcho é tentar reduzir o custo da produção para tentar manter o produto competitivo, uma vez que o próprio mercado já reconhece a qualidade do arroz gaúcho.
A discussão da produtividade da lavoura de arroz é uma das pautas em destaque nas rodadas de debates técnicos que vão ocorrer durante o evento internacional promovido pelo IRGA, em Porto Alegre. De acordo com Guinter Frantz, presidente da instituição, é possível atingir a meta de colher 10 mil quilos de arroz por cada hectare plantado. Com a utilização de tecnologia, novos processos nos manejos e treinamento de pessoal, a marca a ser atingida não está muito distante da realidade.
O repórter Edson de Souza, da Rede Gaúcha de Rádios do Interior conversa com Guinter Frantz. Ouça no player acima.