GIRO REGIONAL DE NOTÍCIAS
Comandante da PRE de Tapera avalia Operação de Carnaval 2015
Em entrevista conversamos com o comandante da Polícia Rodoviária Estadual de Tapera que faz uma avaliação geral da operação de carnaval 2015, durante seis dias de envolvimento contínuo na região, não registrando nenhum caso de óbito neste feriado. Foram 6 acidentes neste período.
Quanto aos dados de acidentes registrados o comandante PRE Charles Santos destaca, na oportunidades falou também que alguns condutores se negaram a fazer o teste do etilômetro.
Coordenadora do pólo de Jacuizinho comenta projetos e trabalhos na instituição
Nossa reportagem conversou com a coordenadora do pólo universidade a distância de Jacuizinho Taís Niederauer que na oportunidade nos relata de algumas reformas que estão sendo feitas, algumas adaptações no ambiente, para melhor atendimento aos alunos acadêmicos. São 200 alunos distribuídos em três cursos.
Passo Fundo pode perder penitenciária feminina por burocracia
O dinheiro para a construção da Penitenciária Feminina de Passo Fundo foi liberado no fim do ano de 2011 pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Em 2012, a Susepe optou por usar um projeto executivo elaborado pelo Depen, após tentar aprovar um projeto próprio e não obter sucesso.
Desde meados de 2013, no entanto, a planta da cadeia sofre com a burocracia para ser adequada à região onde deve ser construída. Faltam licenças da Fepam e uma autorização do município para que o processo licitatório por RDC (Regime Diferenciado de Contratação) seja aberto para contratar uma construtora.
O limite de início das obras é junho, e não há garantia de que o licenciamento seja liberado dentro do previsto. O penitenciário da 4ª Delegacia Penitenciária Regional com Sede em Passo Fundo, Olmir Paludo afirma que tem reunião agendada para sexta-feira com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente para agilizar a liberação dos documentos.
Esse pode ser mais um caso frustrado de construção uma penitenciária para desafogar o sistema prisional em Passo Fundo. Desde 2010, as obras para o novo Presídio Regional Masculino, no mesmo local, está abandonada e sem previsão para serem retomadas. O projeto previa uma cadeia com 330 vagas, com um custo estimado de R$ 16 milhões. O recurso ficou a disposição do Governo Estadual entre 2005 e 2012 e não foi utilizada conforme deveria, retornando aos cofres da União.
A Prefeitura de Passo Fundo informa que não tem qualquer tipo de oposição técnica ou legal acerca da construção de uma Penitenciária Feminina no município.