Prefeitos debatem a crise financeira dos Municípios (fotos na Galeria)
Os gestores municipais presentes na XVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios ganharam, na tarde de terça-feira, 13, um espaço para tirar dúvida e falar sobre a crise enfrenada em seus Municípios. O diálogo teve a presença do presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, e representantes da diretoria da entidade.
Ao discursarem, muitos prefeitos lamentaram a ausência da presidente da República, Dilma Rousseff, e de outros representantes do governo federal. Eles também criticaram o número pequeno de parlamentares presentes ao evento. “Infelizmente, outros interesses, maiores do que os dos Municípios brasileiros, prevalecem”, falou o prefeito de Afonso Bezerra (RN), Jacson Bezerra.
“O governo virou as costas para todo o País, para toda a sociedade brasileira. O Congresso não tem que defender esse ou aquele governo, mas sim a sociedade”, defendeu o prefeito de Dona Euzebia (MG), Itamar Toledo.
A prefeita de Ribeirão Preto (SP), Dárcy Vera, ressaltou que os prefeitos são facilmente punidos por improbidade administrativa. “O Ministério Público está dando espaço para palanque eleitoral”, disse.
“Os Estados reduziram os repasses, a União também e, por outro lado, os gastos só aumentaram”, alertou o gestor municipal de Porto Xavier (RS), Paulo Sommer. Ele citou como exemplo programa federal em que o Município recebe R$ 6 mil e gasta R$ 200 mil.
A Rede Líder de Rádios acompanha os prefeitos da região em Brasília fique atento em nossa Programação e saiba tudo que está acontecendo. Veja as fotos do evento no Link Galeria de Fotos, na página inicial do site.
(*Dept. de Jornalismo Rádio Planetário).