Quatro cidades decretam situação de emergência no RS
O temporal do último fim de semana levou quatro municípios do norte do Rio Grande do Sul a decretarem situação de emergência. As prefeituras de Erebango, Tapejara, Trindade do Sul e Três Palmeiras pretendem encaminhar a documentação solicitando ajuda ao Governo Estadual a partir desta segunda-feira, 14.
Cerca de 1,1 mil famílias foram afetadas diretamente pela chuva e por fortes rajadas de vento. Em Tapejara, 800 casas foram danificadas. Já em Erebango, onde um homem morreu ao proteger o filho durante o temporal, 300 residências ficaram destruídas.
Segundo a Defesa Civil, o grande volume de chuva obrigou a interdição de oito pontes em Trindade do Sul e Três Palmeiras. O coordenador em exercício do órgão, tenente-coronel Luiz Henrique Oliveira, acredita que as quatro cidades conseguirão comprovar a necessidade de ajuda.
Mais de 4 mil kits de necessidades básicas foram distribuídos às famílias atingidas. Em Getúlio Vargas, ainda está sendo feita avaliação dos comprometimentos dos danos, mas acredita-se que os estragos tenham sido menores no local.