Operação Viagem Segura registra queda no número de mortes
O Governo do Estado e o Detran RS apresentaram o balanço final da 26ª Operação Viagem Segura, que monitorou estradas gaúchas no período de carnaval, de sexta-feira, 28 de fevereiro, a meia noite desta quinta-feira, 6 de março, onde foram registrados 1.101 acidentes nas ruas e estradas do Rio Grande do Sul. Deste total de acidentes, 19 foram com vítimas fatais e 418 com feridos.
A operação Viagem Segura deste ano, também registrou um total de 23 óbitos, uma diminuição ante aos 31 óbitos anotados no mesmo período do ano passado. O número de feridos deste ano foi de 547, menor que os 580 feridos do ano anterior. Foram anotadas 21.169 infrações nos 116.007 veículos fiscalizados. Nesta edição foram realizados 6.342 testes de etilômetro, retirando das vias 630 motoristas alcoolizados, 167 dos quais levados a delegacia por crime de trânsito.
O Diretor Geral do Detran RS, Leonardo Kauer, destaca a diminuição dos índices negativos nas estradas gaúchas e a maior fiscalização da presença do álcool nos condutores: “Nós temos uma redução, em relação a média das operações anteriores, que vai na casa dos 25% , acidentes com vítimas fatais e 24% das mortes em relação ao carnaval anterior. A testagem com etilômetro, em relação as 25 operações Viagem Segura anteriores, tem uma redução que é quase de 50% na testagem positiva para a presença de álcool. Isso é importante porque existe essa grande preocupação com a mistura álcool e direção e poder reduzir este número é gratificante”.
Também presente na divulgação dos dados, da Operação, o Chefe de Comunicação da Polícia Rodoviária Federal no Estado, Alessandro Castro, acredita que a diminuição dos índices negativos do trânsito no carnaval se deve ao comportamento dos condutores e ao aumento do número de veículos neste período: “Foi o aumento no número de veículos, que neste carnaval teve muito mais carros nas estradas, mas também, o comportamento coletivo que foi muito melhor. As pessoas prestaram atenção nos horários de menor movimentação e tiveram comportamento mais seguro, tendo um número menor de acidentes e um número menor de infrações que no carnaval do ano passado”.