Grêmio confirma permanência de Luxemburgo
Vanderlei Luxemburgo segue no comando do Grêmio. Na noite desta segunda-feira, após longo silêncio durante o dia, o diretor executivo Rui Costa garantiu que o técnico permanece no clube, apesar da eliminação do time da Copa Libertadores. “Ele é treinador do Grêmio e tem a convicção do nosso departamento futebol”, frisou o dirigente.À tarde, Luxa deixou o Olímpico sem falar com a imprensa. A reunião com o técnico ocorreu depois, no escritório do presidente Fábio Koff. Além do mandatário e de Costa, estiveram presentes o assessor de futebol Marcos Chitolina e do advogado Gabriel Vieira. “Fizemos uma análise detalhada sobre o trabalho. E esse momento é de falar pouco e trabalhar muito. Temos a convicção de que o trabalho está sendo feito”, acrescentou Rui Costa.
Além da confirmação do treinador no clube, o diretor reconheceu que o desempenho da equipe não foi o esperado e que haverá mudanças. “Essa avaliação foi feita internamente, pois conversamos sobre tudo que era pertinente. Nós nos reunimos aqui porque há a necessidade de correções de rotas, de rumos, para que possamos vencer. Nossa meta é muito clara, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro”, observou.
“A conversa que tivemos é de que há pressão todos os dias. Estamos trabalhando para que haja tranquilidade no ambiente, apesar da pressão”, completou o diretor de futebol.
Eliminação na Libertadores
Conforme o assessor Marcos Chitolina, a vitória na Libertadores não era crucial para Luxemburgo no time gremista. “Não estava escrito em lugar nenhum que o ele sairia se não ganhasse a Libertadores. Analisamos o que está errado, o que a gente pode melhorar. Foi cobrado do Vanderlei, e da direção”, ponderou
Chitolina contou que na reunião foram tratados todos os tipos de assuntos, até sobre a preparação do time: “Vamos corrigir outras coisas para retomar no Campeonato Brasileiro. Os jogadores passam por um processo que engloba todo o futebol. Eles não jogam sozinho, e sim com treinamento, com respaldo físico e da direção”.
Protesto
Mais cedo, no Olímpico, um grupo de torcedores pediu a saída de Luxemburgo. Antes de iniciar o treino, os manifestantes colocaram duas faixas na grade do campo suplementar. Uma delas, com as inscrições “Cadê o ‘pôjeto’?”, foi retida por seguranças do Grêmio. O grupo ficou apenas com a que estava escrito “Povo que não tem virtude acaba por ser escravo”. O material foi proibido de ficar perto do suplementar e, com isso, os torcedores circularam com ele pelo pátio gremista.