Ibirubá ganha estação meteorológica
Em Ibirubá, no Instituto Federal, dia 13/12, entrou em funcionamento a estação meteorológica que irá registrar os dados climáticos: temperatura, pressão atmosférica, umidade, ponto de orvalho, vento, radiação e chuva são dados atualizados automaticamente, de hora em hora.
A diretora-geral e demais servidores estiveram presentes no local onde está instalada a estação, a fim de entender sobre a aparelhagem e metodologia de coleta de dados da mesma. A explicação foi dada pelo meteorologista responsável, Custódio Simonetti, acompanhado do técnico em instrumentos meteorológicos José Valdir de Rosso.
Para a diretora-geral do Campus Ibirubá, Migacir Trindade Duarte Flôres “a estação meteorológica automática é muito importante para o desenvolvimento de estudos e pesquisas, que poderão ser realizados por servidores e alunos do Câmpus Ibirubá. Para a comunidade regional, lembramos que o acesso é público, com informações atualizadas de hora em hora, que podem ser acessadas por prestadores de assistência técnica do campo e pelos agricultores, bem como pela imprensa e demais interessados”.
A instalação da estação meteorológica foi possível graças ao acordo de cooperação técnica celebrado entre o IFRS Câmpus Ibirubá e o Instituto Nacional de Meteorologia, tendo por objetivo a conjunção de esforços e o desenvolvimento conjunto visando à operação e manutenção de uma AUT – Estação Meteorológica Automática.
As informações sobre o tempo podem ser acessadas através do site do Instituto, no link do INMET disposto no rodapé da página: http://www.ibiruba.ifrs.edu.br.