Governo faz operação até dia 13 de fevereiro para diminuir acidentes de trânsito
O Governo Federal reuniu quatro ministérios em uma ação integrada para reduzir o número de acidentes de trânsito neste fim de ano. A Operação Integrada Parada-Rodovida 2012/2013, lançada nesta quinta-feira, terá ações de conscientização e fiscalização desenvolvidas pelos ministérios das Cidades, Saúde, Transportes e Justiça. Na área da saúde, serão intensificadas as ações do projeto Vida no Trânsito, lançado em 2010, em todas capitais e também em Campinas e Guarulhos, em São Paulo. O projeto unifica o sistema de informação sobre acidentes no trânsito para qualificar os dados com o objetivo de detectar os principais problemas e, com isso, elaborar políticas públicas mais eficientes. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, explica que o projeto Vida no Trânsito tem três eixos de ação, entres eles, o atendimento adequado às vítimas de acidentes para redução de mortes e sequelas.
“A primeira é a qualificação do sistema de informações. Os acidentes não ocorrem de maneira aleatória. O estudo detalhado de onde eles estão ocorrendo podem indicar intervenções de fiscalização, de colocar faixa de pedestre, de colocar semáforo, colocar redutor de velocidade identificando esses fatores, agir nos chamados fatores de risco: álcool e a direção, a velocidade excessiva e inadequada e os fatores de risco, local ou grupo de vítimas prioritárias.”
O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, lembra que a violência no trânsito tem gerado grande impacto para o sistema de saúde do País:
“O impacto sobre os sistemas de saúde é elevado e vem crescendo. O número de leitos de UTI, o número de salas de cirurgia que são dedicadas a atender vítimas que sobrevivem dos acidentes de trânsito, as salas de emergência, os custos que muitas deles duram toda a vida, além dos mortos, mesmo entre os que sobrevivem o impacto individual, na família e na comunidade é extremamente importante.”
Em setembro, o Governo Federal autorizou repasse de quase 13 bilhões de reais aos 26 estados e o Distrito Federal. No total, o Ministério da Saúde já destinou mais de 27 milhões para estados e municípios realizarem as ações do Projeto Vida no Trânsito.