Facebook abre votação para mudanças na política de privacidade
O Facebook iniciou nesta sexta-feira uma votação para que os usuários participem das mudanças na sua política de privacidade. Essa é a segunda vez que a rede social permite a participação de usuários na mudança de suas políticas. A primeira foi em 2009, quando o número de usuários era de 200 milhões.
A votação acontece depois de o Facebook revisar sua Declaração de direitos e responsabilidades e a Política de uso de dados. Os usuários podem optar por adotar o texto revisado ou manter a versão atual dos documentos.
Em nota, a companhia afirmou que a votação vai até 8 de junho e o resultado anunciado no dia seguinte. Se mais de 30% dos usuários ativos da rede social votarem, o resultado da votação terá caráter obrigatório. Se essa parcela for menor que 30%, a decisão dos usuários será apenas consultiva.
As mudanças nos textos incluem novas funções que explicarão como as informações que o Facebook recebe de cada pessoa são usadas. “Proporcionamos mais exemplos da maneira em que podemos utilizar esses dados para seguir protegendo as melhores funções e os melhores serviços possíveis”, diz a nota publicada no site oficial.
Sobre a eliminação e desativação de uma conta, o Facebook indica que serão apresentadas informações para esclarecer “que os amigos seguirão em sua lista mesmo se tiverem suas contas desativadas”.
A rede social de Mark Zuckerberg também incluiu mais detalhes sobre a forma como as pessoas vão poder encontrar um perfil, o que dará possibilidade do usuário configurar seu perfil para controlar se alguém poderá ver suas informações de contato, como endereço de e-mail e número de telefone, na biografia.
A votação está aberta no site de governança do Facebook.