Castelldefels. De R10 a Messi, o porto seguro dos craques em Barcelona
Avinguda 342, Castelldefels. Atualmente, o endereço em Catalão é de somente uma mansão a espera de um novo inquilino, mas por longos anos foi o porto seguro de um dos moradores mais ilustres de Barcelona: Ronaldinho Gaúcho. Há quatro anos, o brasileiro se mudou de lá, rodou por Milão e hoje badala pelo Rio de Janeiro. Entretanto, deixou uma herança que mantém a pequena localidade, a 24km da principal cidade catalã, no centro das atenções no mundo da bola: Lionel Messi.
Seria exagero dizer que Castelldefels é o ponto dos boleiros que vestem azul e grená. Do elenco atual, por exemplo, nomes como Piqué, Abidal, Daniel Alves, Iniesta e o treinador Pep Guardiola optaram por moradias mais centralizadas, nos arredores do Camp Nou, e “apenas” Messi mora por lá. Com cerca de 64 mil habitantes, o lugar é conhecido por misturar a badalação de sua praia com a tranquilidade de ruas com curvas sinuosas e ladeiras, além, é claro, de hospedar cinco dos últimos oito troféus de melhor jogador do mundo.
A matemática não é fruto de mera coincidência. Não foram poucas as vezes em que Messi apontou R10 como sua principal influência no futebol. E o pupilo consultou o brasileiro no momento de escolher seu refúgio. Menos de 1km separa a antiga casa do ex-camisa 10 do Barça da de seu sucessor, apesar de ambas terem visual e rotina bem diferentes.