Sábado, 05 de Outubro de 2024
Telefone: (54) 3383 3400
Whatsapp: (54) 9 9999-7374
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
26°
10°
25°C
Espumoso/RS
Tempo limpo
No ar: Encontro de Bandas
Ao Vivo: Encontro de Bandas
Região

Blocos de Carnaval serão monitorados por dirigível móvel no Rio de Janeiro

Blocos de Carnaval serão monitorados por dirigível móvel no Rio de Janeiro
01.02.2012 12h29  /  Postado por: upside

O Carnaval do Rio de Janeiro será monitorado este ano por uma câmera móvel que percorrerá os dez principais blocos da cidade. Um dirigível de 10 m por 2,6 m de altura irá sobrevoar as rotas da folia por aproximadamente três horas a uma altura de 30 m do solo. O objeto voador entra em operação no dia 16 de fevereiro e vai ajudar a localizar com mais agilidade os problemas durante o Carnaval.
Segundo o secretário municipal de Turismo do Rio, Antonio Pedro Figueira de Mello, o dirigível será movido por um gás não inflamável e por um motor elétrico silencioso, guiado por controle remoto.
– Este dirigível vai funcionar durante o Carnaval com gás Hélio, um gás que não tem nenhum tipo de risco, como incêndio ou explosão, é um gás de flutuação. Mesmo que o controle remoto perca o contato com ele, ele vai descer devagar até se encostar no chão. Ele vai ficar flutuando e pegando imagens de cima. Com estas imagens, nós vamos poder monitorar melhor os pontos com problemas, de gargalos no trânsito, por exemplo, com ambulantes, com mijões.
Segundo o secretário, este ano serão 15.000 pontos de banheiros (fixos e contêineres) espalhados pela cidade durante o Carnaval, 2.000 a mais que no ano passado. A Riotur disponibilizou 2.150 sanitários químicos, além de 50 contêineres, para o período anterior à folia, entre 2 e 16 de fevereiro. Mello explicou que os banheiros serão cercados por grades, monitorados por seguranças e deslocados de acordo com o cronograma dos blocos.
Obras em vias públicas serão paralisadasO secretário de Conservação do Rio, Carlos Roberto Osório, disse que todas as ruas por onde os blocos passarão foram vistoriadas para evitar imprevistos e acidentes. Segundo ele, a prefeitura determinou que todas as obras em vias públicas fossem paralisadas durante o Carnaval.
– Fizemos um pré-planejamento completo do Carnaval de rua. Todas as rotas foram vistoriadas para não termos nenhuma surpresa durante o Carnaval. O objetivo é conhecer previamente o terreno. O que acontecia no ano passado, por exemplo, em que o bloco virava uma curva, onde existia uma caçamba em um local não identificado, e o carro de som tinha dificuldade de passar, não vai mais acontecer. Queremos evitar isso. Vamos priorizar a segurança para facilitar a operação na cidade.
Segundo o secretário, as empresas que não puderem interromper as obras na cidade terão que garantir que o canteiro não vai oferecer risco de acidente aos foliões.
– Não poderemos ter nenhuma obra em andamento, a não ser uma intervenção emergencial não planejada. Os canteiros de obras têm de ser desmobilizados. Para os que não puderem ser desmobilizados, existe um protocolo que quem faz obra tem seguir e tem de garantir que elas não vão oferecer nenhum risco.
Osório disse ainda que sete monumentos da capital fluminense serão cercados para evitar qualquer ato de vandalismo.Trânsito
O diretor de Operações da CET-Rio (Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio), Joaquim Diniz, disse que 73% dos sinais de trânsito poderão ser alterados durante o Carnaval para desobstruir o tráfego nas ruas de acesso aos blocos. Além dos 20 painéis fixos de mensagens que já operam na cidade, a CET-Rio colocará mais 19 móveis durante o período da folia.
A Secretaria de Ordem Pública contará com o efetivo de 2.097 agentes nas ruas. Para organizar o trânsito, a CET-Rio atuará com 820 homens, 55 motocicletas, 45 viaturas, além de 15 reboques posicionados nos arredores dos desfiles.
A prefeitura disponibilizou 80 UTIs móveis, 1.000 orientadores de trânsito e preparou 500 mil panfletos informativos. A Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana) vai atuar com 2.170 funcionários e com o apoio de caminhões compactadores, pulverizadores, pipas d’água, caminhões basculantes, mini varredeiras, varredeiras mecânicas e mini basculantes.
 

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO