Veranistas de Tramandaí e Imbé devem se afastar da praia durante todo o fim de semana, diz Fepam.
Devido ao vazamento de óleo, presidente da fundação afirma que areia e mar estão comprometidos nesses municípios. O presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental, Fernando Niedersberg, pede aos veranistas de Imbé e Tramandaí que se afastem da praia durante todo o final de semana. Segundo ele, não é recomendável o contato com o mar e com a areia nos próximos dias.
Mesmo com a areia limpa, com certeza na água as manchas de óleo não se dispersaram totalmente. Isso é impossível de se dispersar em tão pouco tempo. O petróleo é altamente tóxico, então, por precaução, recomendo que sejam interditadas as praias de Tramandaí e Imbé — afirmou Niedersberg.
O acidente ambiental aconteceu às 11h40min de quinta-feira, quando o navio grego Elka Aristotle acoplou na monoboia 602 da Transpetro, a seis quilômetros da costa, e, no momento de transferir o óleo para o duto, houve o derramamento no mar. De acordo com o boletim de ocorrência, registrado no início da madrugada desta sexta-feira por um engenheiro mecânico da Transpetro, a falha ocorreu na válvula de segurança que fica entre o mangote da monoboia e a mangueira da embarcação, que transporta o produto.