Rádio Líder FM

Encontro em Tapera levanta prejuízos na região

No sábado pela manhã Tapera sediou um encontro de lideranças políticas e agrícolas, articulado e organizado pelo prefeito Ireneu Orth, atualmente também presidente da APROSOJA-RS.
O encontro contou com a presença de lideranças de 15 municípios do Alto Jacuí e mais a representatividade de 69 municípios da região das Missões, Noroeste e Centro- Oeste do Estado, e objetivou fazer um levantamento da situação decorrente da estiagem que assola o nosso Estado.
A classe política foi representada pelos deputados Federais Jerônimo Görgen e Luiz Noé do Rio Grande do Sul e de Neri Geller, do Mato Grosso, além do deputado Estadual Pedro Westphalen e de João Seibel, representando o deputado Estadual Ernani Polo que atualmente preside a Comissão de Agricultura da Assembléia Legislativa. Presentes também os prefeitos Lirio Riva de Colorado, Carlos Jandrey de Ibirubá, além do prefeito de Itaporã, Mato Grosso, o selbachense Miltom Geller, irmão do deputado Neri, que estava de passagem pela região.
Após a exposição de motivos feita pelo prefeito Ireneu Orth, ressaltando a gravidade da situação decorrente da estiagem, os representantes dos municípios fizeram um relato de suas situações oportunizando a composição de um documento, no sábado à tarde, que foi entregue nesta segunda-feira(09) de manhã, ao governador em exercício, Beto Grill em Boa Vista das Missões na região de Palmeira das Missões, onde assinou um Decreto Coletivo de Emergência para as cidades gaúchas afetadas pela estiagem.
A medida foi sugerida pela Casa Civil, com o objetivo de agilizar a liberação de recursos federais para produtores agrícolas, como o Seguro Agrícola. O Governo também deve anunciar medidas emergenciais, como a abertura de poços, açudes e sistemas de irrigação para propriedades rurais de pequeno porte.
Ao se pronunciar por ocasião da entrega do documento elaborado em Tapera,- confira no anexo – o prefeito Ireneu Orth ressaltou que no mesmo estão elencadas não apenas informações técnicas de uma situação adversa, mas também sugestões de ações para amenizar a situação dos produtores rurais atingidos pela seca.
A situação no Rio Grande do Sul, e especialmente em nossa região, é preocupante sob todos os aspectos. Este prejuízo, gira entre 80 e 90% do milho de sequeiro e de 20 e 30% do irrigado. Na bacia leiteira da região, o prejuízo já consolidado é de 30 a 50%, pela falta de alimentos e água para os animais, podendo este número, de acordo com o clima, se agravar ainda mais. A soja, que é a principal cultura em toda a região, já tem consolidada em média uma perda, hoje, de 30 a 40%, percentual que também poderá aumentar se não houver a recomposição do clima. O fumo já tem perda de 40%, bovinos de corte 30%, pipoca 30% e feijão 90%. Há ainda que considerar as perdas de outras pequenas culturas como é o caso dos hortifrutigranjeiros.
(Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Tapera

Sair da versão mobile